Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica

Conheça os aspectos da dieta cetogenica

A dieta cetogênica é uma forma de nutrição que elimina quase completamente os carboidratos (pão, macarrão, etc.). Isso visa forçar o corpo a extrair a energia necessária dos depósitos de gordura. A dieta extremamente baixa em açúcar também é usada na terapia de tumores e epilepsia.

O que é a dieta cetogênica?

A dieta cetogênica é uma dieta pobre em carboidratos – um máximo de cinco por cento da quantidade diária de alimento consiste em carboidratos. Esta dieta é baseada no pressuposto de que não é a gordura que o engorda, mas os carboidratos. Um dos representantes mais conhecidos da dieta catabólica é a dieta Atkins.

Principalmente gordura e proteína são consumidas . Por não comer grãos, frutas e vegetais, o corpo não possui fontes de energia “rápidas”. É assim que deve ser feito para gerar o açúcar necessário para o cérebro e outros órgãos a partir das reservas de gordura. Esse processo é chamado de cetose.

Diz-se que a dieta cetogênica perde peso, mas também é usada terapeuticamente, por exemplo, na terapia de câncer e tumor. A base aqui é a teoria de que as células tumorais dificilmente podem utilizar ácidos graxos. Com a dieta cetogênica, você quer “morrer de fome” aqui.

É assim que a dieta cetogênica funciona

A dieta cetogênica usa os mecanismos do corpo: se ele obtém mais carboidratos do que precisa para gerar energia, os armazena como gordura. A insulina , que atua como um hormônio de armazenamento de carboidratos, também inibe a queima de gordura.

Devido à falta de carboidratos durante a dieta cetogênica, o corpo altera seu metabolismo – os depósitos de gordura são decompostos em energia (cetose).

Para atingir esse estado, apenas um máximo de 30 gramas de carboidratos é consumido por dia, o que corresponde a cerca de 40 gramas de macarrão.

A recomendação da Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) para a ingestão diária de carboidratos no curso de uma dieta equilibrada é bem superior a 200 gramas para um adulto (com uma quantidade calórica diária de aproximadamente 2.000 kcal). A dieta cetogênica é, portanto, muito baixa em carboidratos.

Para fazer isso, a dieta cetogênica consome muita proteína na forma de carne e ovos para evitar a perda muscular. A ingestão de gordura também é aumentada drasticamente para sinalizar ao corpo que está sendo constantemente reabastecido, para que não seja necessário armazenar a gordura.

Recomenda-se uma proporção de fontes de energia de 70 a 80% de gordura, 20 a 25% de proteína e cinco% ou menos de carboidratos. Há também uma variante moderada, na qual 70% da energia é gerada a partir de gordura, 10% a partir de proteínas e 20% a partir de carboidratos.

Aqui, 60% da gordura vem de ácidos graxos de cadeia média (MCTs, por exemplo, na palma e na gordura de coco), que dizem produzir mais corpos cetônicos por unidade.

O que a dieta cetogênica faz?

O alto teor de proteínas enche você mais rapidamente e evita que você sinta fome por mais tempo. A perda de peso é, portanto, provável.

Muitas vezes, as pessoas que seguem a dieta cetogênica relatam que se sentem subjetivamente melhor.

Existem estudos que mostram que os níveis de colesterol das pessoas em uma dieta cetogênica são ligeiramente melhores do que os da população média, apesar do fato de que às vezes são muito ricos em gordura.

Riscos da dieta cetogênica

A dieta cetogênica é difícil. Não existe um plano alimentar com as refeições prescritas, mas a alta porcentagem de gordura e proteína pode levar à indigestão, fadiga e até vômitos na fase inicial.

Além disso, muitas pessoas que seguem uma dieta cetogênica têm um cheiro desagradável de acetona.

Além disso, existe o risco de cetoacidose, isto é, acidificação do sangue pelos corpos cetônicos. Isso pode ser fatal! O risco de doenças cardiovasculares também aumenta porque o nível de colesterol geralmente aumenta.

A dieta rica em gorduras e proteínas também pode prejudicar o fígado e os rins. O suprimento insuficiente de vitaminas e minerais ameaça os sintomas de deficiência.

Dieta cetogênica: conclusão

A dieta cetogênica é muito rigorosa, porque – segundo a teoria dos seguidores – um único “dia do pecado” interrompe a cetose e anula a eficácia da dieta. No entanto, é precisamente essa eficácia propagada que é difícil de provar cientificamente. Declarações confiáveis ​​sobre eficácia são feitas apenas com muita cautela.

Muitos especialistas são particularmente críticos em relação à ingestão extremamente baixa de vitaminas e gorduras e proteínas por um longo período de tempo. Além disso: Se você tem insuficiência renal ou diabetes, deve ficar longe das quantidades extremas de gordura e proteína.

Em resumo, se você deseja perder peso, pode fazê-lo de maneira mais saudável e equilibrada. Se você ainda deseja experimentar a dieta cetogênica (possivelmente também por razões médicas), faça isso apenas sob supervisão médica.

Leia Também:

É caro abrir uma loja de perfumes importados?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.